segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Rock Of Ages: uma ideologia a ser seguida?

Era uma vez o rock. Um som tipicamente barulhento ou noisy, se preferir. As pessoas, desde sempre, ou melhor, desde os primórdios do surgimento dessa "grotescagem", sempre o consideraram uma música do diabo, do capeta - atrelada ao sexo selvagem e ao uso excessivo de drogas. E isso, coincidentemente, era verdade: a maioria das bandas de rock caía na farra e na folia. O prazer de recriar doutrinas e princípios pró-revolucionários sempre norteou o pensamento desses grupos, o que fez com que o rock assumisse características sonoras extremamente vibrantes e, por que não, caóticas.
Os estereótipos definidores da música de Presley aparecem, inclusive, na telinha do cinema: no filme Rock Of Ages, estrelado por Tom Cruise, a vertente musical é motivo de protestos alheios, personagens arrojados e amor sensual. Se o rock se reveste por um brilho intenso e extenso, o elenco do musical é fiel à excentricidade do ritmo: muita dança, energia, revolta, ousadia, descompromisso. Alegria que o rock irradia e permeia no coração dos fãs. Stacee Jaxx, personagem interpretado por Cruise, é uma estrela de rock e ídolo musical que, apesar de sua enorme fama e sucesso, causa controvérsias à respeito de sua imagem. Com personalidade similar a de Axl Rose, vocalista da banda norte-americana Guns N' Roses, Stacee Jaxx vive preso em seu mundo artístico, consumindo diversas bebidas e drogas, além das noitadas de sexo selvagem com lindas mulheres vulgares. É um homem lunático e, por vezes, arrogante, fato ilustrado ao conceder uma entrevista à uma repórter da revista Rolling Stone. 
O filme se desenrola de maneira bastante cativante, com muitas cenas surpreendentes e apaixonantes. Cabe agora, meu caro leitor, algumas perguntas a você, que deixo em aberto para futuras discussões reflexivas. O rock usa máscara? Ou melhor, será que os roqueiros autênticos têm realmente a necessidade de usar máscara e seguir as doutrinas do rock, religiosamente? Aos fãs de rock: a idéia estereotipada de ser gótico(a) é o que realmente nos faz roqueiros?

Um abraço,

readytorolling.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jot down your comment