terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Scorpions - Love At First Sting

Sensualidade. Paixão. Atração. São três das várias palavras-chave que se encaixam no quadro geral das músicas da banda de hard rock alemã Scorpions. Amor - talvez seja esse o substantivo mais digno para descrever o complexo característico de cada canção escorpiana: o cantor, com todo seu volume de voz atípica, consegue expressar em menores ou maiores circunstâncias o sentimento humano que mais causa intrigas, dores ou felicidade. 
Scorpions não é uma banda qualquer, não possui um padrão unilateral de trabalho. Mas, com combinações musicais sonoras heterogêneas, o grupo conquista uma originalidade literalmente inconfundível. Identidade sólida e som único, - resultado de muita caminhada, tropeços, avanços, vitória. É a banda que, em todos os momentos que passou, continuou de pé, buscando e aprimorando o que fazem de melhor: a música.

Capa do nono álbum de estúdio, Love At First Sting
E é por isso, por causa desse amor à música, que conseguiram realizar um dos álbuns mais sucedidos de toda a história do rock n' roll: Love At First Sting. Lançado em 4 de Maio de 1984, o disco é o nono trabalho dos alemães. Com riffs bastante melódicos e profundos de guitarra, os bad boys deixam sua marca registrada em uma das baladas mais belas do mundo: Still Loving You. A canção, que chegou a ocupar a 22ª posição do VH1 das 25 Greatest Power Ballads, fez a trilha sonora de muitos casais apaixonados dos quatro cantos do planeta. O sofrimento amoroso, a voz apaixonante e inconfundivelmente poderosa de Klaus Meine, fez com que muitos corações chorassem à falta ou excesso de um amor incontrolável. E, de uma forma ilustre e não menos nostálgica, Rudolf Schenker representou o mais forte e fiel possíveis esse sentimento por meio de um belíssimo solo ao final da música. Mas, o sucesso dos escorpiões não pára por aí: outros grandes hits como o hino Rock You Like A Hurricane e Bad Boys Running Wild compõem o clássico álbum. Com guitarras extremamente distorcidas, a dupla Schenker-Jabs faz barulho até demais! Em ambas canções, a banda revela seu lado mais rebelde: o instinto animal violento e a necessidade de extravasar emoções através do erotismo e atitudes ousadas. Uma passagem da letra de Rock You Like A Hurricane exemplifica isso: "My body is burning, it starts to shout. Desire is coming, it breaks out loud. Lust is in cages, till storm breaks loose. Just have to make it with someone I choose" (Meu corpo está ardendo, começa a gritar. O desejo está vindo, ele estoura ruidosamente. Luxúria presa até que a tempestade a liberte. Só tenho que fazer com alguém que eu escolha).
É curioso notar que, embora Scorpions seja uma banda de hard rock, com elementos do heavy metal, é um conjunto que mescla muitos estilos em uma única música, como em Coming Home. O single que começa mais lento, praticamente sem hedonismo musical, faz emergir um sonzaço à base de riffs nitidamente velozes e inconometráveis. Confira a música abaixo.


Os alemães de Hannover, dentre suas outras músicas, conseguem uma façanha como poucos: o rock como uma vertente musical a ser admirada e não subestimada. As músicas, que transbordam emoções à flor da pele, sensibilizam e tocam no fundo de nossos sentimentos mais íntimos, mais singelos, mais intrínsecos à cada um de nós. E é isso o que mais me atrai: o "feeling" proveniente de um mix de guitarras distorcidas e melodias apaixonantes, oriundas da ferroada mais ardente de todas: Scorpions.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jot down your comment