sábado, 2 de junho de 2012

WTA: Wozniacki x Kanepi

Vou ser bem direta: nunca gostei muito do circuito feminino. Não me agrada o jogo das mulheres. Sem querer ser preconceituosa e genérica, mas sendo, a mesmice do jogo das tenistas é claramente nítida e indiscutível. Desde que Justine Henin saiu, minha jogadora de tênis favorita, não consigo assistir sequer a uma partida de tênis por muito tempo.
Todas as jogadoras, pelo menos 90% delas, abusam da mesma técnica: bolas retas, trocas de bola da linha de base, uma ou outra jogada com top spin e sem nenhum outro recurso. É muito difícil ver uma jogadora se utilizando de outras ferramentas do jogo, como voleio, slice e lobbies. Não sei se é falta de oportunidade ou se é o puro desconforto das tenistas em variar o jogo e arriscar mais golpes. Mas a verdade, é que cansa... Cansa assistir a um jogo com pouquíssimas variações em quadra.
Hoje, entretanto, me passou uma vontade de fazer um comentário em especial. Assisti, parcialmente, o jogo entre Wozniacki x Kanepi e, me surpreendi. Gostei muito da tática e técnica usadas pela tenista Kaia Kanepi. Aliás, achei interessantíssima a maneira pela qual a jogadora atuou durante os dois últimos sets que vi. Kanepi, além de ter sido consistente em praticamente o jogo todo, é uma das raríssimas jogadoras do circuito que vi variar tão bem seus golpes, além de executar belíssimos slices com precisão e chamando a tenista dinamarquesa Wozniacki à rede para dar o bote final. Excelente jogadora, adorei acompanhá-la e me chamou a atenção seu comportamento em quadra, pois mesmo tendo tido a chance de fechar o segundo set em 6-2 e não conseguindo, não desistiu da vitória, consolidando-na com 6-3 no último set da partida. 
Wozniacki, por sua vez, é uma grande jogadora, já foi número 1 do mundo do ranking da WTA, mas francamente, não gosto do estilo de jogo dela. Tenista visivelmente defensiva, que ganha a maioria dos pontos se defendendo e esperando a adversária cometer erros para ganhar pontos. Não é o jogo de tênis mais bonito, mas vem, ou melhor, vinha funcionando muito bem até então, não fosse por sua queda diante da estoniana Kanepi, que para mim, técnica e emocionalmente foi muito melhor ao decorrer da partida.

Beijos e bom domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jot down your comment