sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Escola Antroposófica, a natureza humana agradece!

Se existe um assunto muito interessante a ser discutido é sobre as escolas antroposóficas e seus preceitos, em geral. Tais escolas, baseadas na concepção da Pedagogia Waldorf pregada pelo alemão Rudolf Steiner em 1919, transmitem valores extremamente profundos para o desenvolvimento físico, espiritual e artístico do ser humano.
Os alunos das escolas antroposóficas são preparados de uma forma muito distinta das escolas que conhecemos por convencionais. As crianças, desde cedo, realizam as mais simples atividades diárias, como desenhar, pintar, mexer com a argila, despertando, na maior parte do tempo, a criatividade e a imaginação. A alfabetização dos alunos começa a entrar em pauta quando completam sete anos de idade, respeitando, simultaneamente, uma espécie de cronograma de atividades que é imposto à criança de acordo com suas necessidades e seu ritmo de aprendizagem, - o que faz, à grosso modo, que não haja reprovações em instituições antroposóficas.
Aos nove anos de idade, os estudantes começam a interagir literalmente com a natureza: colhem e plantam trigo e outros alimentos vegetais, conhecendo na prática sua origem e sua importância. A agricultura orgânica, aliada a um procedimento homeopático, faz com que os alimentos recebam um tratamento energético e respeitoso. No quesito cultural, a música é uma área muito valorizada no modelo criado por Steiner: ela é estimulada a causar fortes emoções nos alunos durante sua formação escolar, cujo efeito é propiciado pelo violino, instrumento musical colocado perto ao peito, cujas cordas o fazem vibrar.
As disciplinas escolares são dispostas de tal maneira que faz com que os alunos façam associações entre elas, reparando em uma coexistência e interrelação entre as matérias. Um mesmo tema, por exemplo, tratado em uma certa disciplina, é retratado em diferentes períodos de tempo, de uma outra forma , fazendo com que o aluno aprenda algo efetivamente, mais afundo e com maior articulação.
As escolas antroposóficas, em suma, desenvolvem o ser humano em seus diversos campos espiritual, físico e artístico, objetivando em uma formação consciente, estimulando a riqueza de opiniões, o respeito e o tempo que cada um demanda em seu processo evolutivo; assim mesmo como o prazer que é gerado em autoconhecimento pela vida e pelo universo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jot down your comment