segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A leveza do árduo

Vida. Respirar. Relaxar. Talvez o respirar seja umas das coisas mais difíceis de se fazer. O que é respirar? A única dica que lhes posso dar é que é muito diferente de inspirar e expirar o ar que nos circunda. Ao contrário, o respirar abrange toda uma vida e influencia nos modos comportamentais de cada um: a vida e a maneira como a mesma é conduzida.
Respirar é atividade extremamente vital a ser realizada todos os dias. A maneira como respiramos exercerá total efeito em nossas relações para com os outros, para com nós mesmos. O exercício de respiração é, antes de tudo, sentir o ambiente à nossa volta, a energia que o mesmo incumbi em determinado local com certas pessoas. Respirar é respeitar. Trabalhar a paz de nosso espírito todos os dias; e principalmente, desenvolver calma, paciência, respeito pelo tempo. Respeitar o tempo, algo que passa despercebido por nós, quase que imperceptivelmente.
Ao respeitarmos o tempo, estaremos, consequentemente, atribuindo maior valor e respeito à nós mesmos. Cada um de nós tem seu tempo para se descobrir, se redescobrir, se reinventar, se encaminhar, se valorizar. E à medida que nos permitimos sentir tais valores, estaremos, por conseguinte, respirando melhor. Respirando novos ares. Novas energias. Novos sabores, sensações.
Uma pessoa, por exemplo, que procura meios para dar extravasão à sentimentos reprimidos, dolorosos ou conflitantes, normalmente, procurará o auxílio de pessoas nas quais possa confiar seus conflitos internos. Por um lado, isso é bom, todavia, passa a ser algo não promovedor de uma boa respiração, ao passo que deixará de olhar mais para si, contemplando a opinião dos outros, resultando, de um certo modo, na interdependência entre os seres, assim mesmo como em suas respectivas opiniões.
A respiração, ou melhor, a boa respiração resulta, ao meu ver, de uma abertura que cada indivíduo se permite dar para melhorar e desenvolver sua paz interior: o isolamento interno. A capacitação de se compreender ou começar a se compreender depende integralmente de nós mesmos, a leveza da mente se dá com um trabalho árduo realizado diariamente: no meu caso, encontrei nas artes marciais um caminho para respirar vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jot down your comment