sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Sydney Opera House: A Beleza Monumental


Sydney Opera House. Beleza estrondante. Aliás, não tenho muita moral para falar desse lugar, pois nunca o contemplei  pessoalmente. Então por que raios estou falando disso? A princípio, prefiro não comentar. Agora. Mas, por via das dúvidas, é um dos lugares que certamente gostaria de conhecer, - e com enorme prazer. Vamos nos deliciar um pouco mais com esta obra arquitetonicamente impecável e nos deixar "enconchar" por ela: Sydney Opera House, uma das maiores obras construídas do século vinte.
Um dos pontos turísticos da Austrália mais encantadores e de grande êxito nacional e internacional, Sydney Opera House é um marco do país, cuja magnificência estética e cultural faz deslumbrar e ofuscar os olhos de quem perpassa por aquela região abundante.
Situado na cidade de Sydney, o edifício começou a ser construído em 1959, pelo arquiteto dinamarquês Jorn Utzon. Devido a problemas relativos à verbas e questões políticas, a obra voltou a ter continuidade apenas em 1965. Entretanto, seu arquiteto, Jorn Utzon, abandonou a construção um ano depois, o que levou uma equipe australiana de arquitetura a realizar a inauguração efetiva da obra em 1973.
O edíficio Sydney Opera House é uma espécie de casa que aloja, em sua totalidade, cinco teatros, sendo os maiores a Opera House com capacidade para 1500 assentos e o auditório Concert Hall com uma expectativa para 2700 pessoas. Além disso, a casa opera com dois auditórios, sessenta camarins, quatro restaurantes, seis bares, uma sala de cinema e biblioteca e 1000 divisões ou quartos que imprimem um percurso acessivo em toda sua redondeza. 

Agora, se há algo que sem sombra de dúvida nenhuma pode ser omitido é sobre o revestimento externo do monumento: este é constituído por uma camada de conchas, que por sua vez, são feitas de cerâmicas. As cerâmicas foram escolhidas, porque seria uma forma de manter a casa sempre bem cuidada, servindo como um material autolimpante.
Não dá para imaginar que meu interesse por Sydney Opera House só se deu devido à minha paixão por um dos meus tenistas favoritos, dá? Isso mesmo. Graças ao tenista australiano Lleyton Hewitt, tive meu interesse despertado por tal monumento: um dos maiores rivais de Guga no tênis, casou-se bem em Sydney Opera House!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jot down your comment